De volta depois de semanas com olho inchado para comentar a configuração do G-4 mudando. De lá pra cá a Sociedade palestrina anda mal das pernas. Tomou 3 do timbu no Recife, foi engolido pelo Flamengo em seus domínios e nesta quarta, apático, contra o Santo André. Muricy preocupado.
Enquanto isso, o time do Morumbi não se acha com o ótimo Ricardo Gomes. um "professor" moderno. Vaidade, Planejamento antecipado ou má fase? fica a questão. O que não pode é tomar um gol com 1 min da forma que tomou, começando pela infantilidade do Miranda em fazer a falta.
O Galo de BH com Tardelli, Ricardinho e Corrêa mostrou que está no páreo e que contratou muito bem na janela do meio do ano. Vitória incontestável sobre o tricolor em São Paulo e a vaga cada vez mais concreta, já no clássico do feriado, só deu a parte azul da capital mineira. É preciso mostrar força nos jogos que pedem um pouco mais.
Na terceira posição e com muitas possibilidades de já estar no topo, o Inter vem de dois empates e o pior... de Mário Sérgio no banco de reservas. Comentei isso numa conversa por internet e acho válido colocá-lo aqui. Foi, de longe, a maior besteira do futebol brasileiro em 2009.
Tite conhecia o time desde a pré-temporada e, por mais desgastante que fosse, era melhor com ele ou... ruim com ele mas,principalmente, pior sem ele! Ainda com Mário Sérgio, um intelecto na fala e um zero a esquerda na tática do futebol. G-4? com muita sorte!
Na quinta posição ( Atlético - MG e São Paulo trocaram de posição), um Flamengo diferente. Com a cara da nação sem a apatia de um Cuca a beira do gramado, mas com a humildade e a eficiência de Jorge Luis Andrade. Dez jogos invictos ( um pela horrível sulamericana) e mais que isso, um futebol seguro com a presença do chileno Maldonado e dos cães de guarda Airton, Toró e Wilians, que ainda precisa parar de tomar cartões infantis e um gênio dentro de campo, agindo com inteligência e frieza aos 37 anos de idade. Sem dúvida, Dejan Petkovic é, ao lado do Imperador, diria até um pouco acima, o símbolo da arrancada rubro-negra. G-4? falta um ponto. Título? com tropeços e mantendo a sintonia com a torcida, por que não pensar na possibilidade?
Na sétima posição ( Goiás perdeu a força), a raposa de Minas sai do coma da Libertadores 2009 e cresce subitamente. Um pouco mais cedo e o alvi-verde teria que abrir bem o olho e parar de atuar de azul!
Na parte debaixo, virou lei: perde um, perde todos! Ou quase isso, mas é o Z-4 mais confuso. Santo André respirou ao vencer o Palmeiras, mas é um forte candidato à série B. Aliás, concordando com o Renato ( perdoe porque não sei o sobrenome), apresentador da TV UOL, esta será a configuração dos quatro últimos: Santo André, Náutico, Sport e Fluminense.
Quanto ao tricolor, parabéns à torcida pelo apoio no último domingo, mas não dá para aturar um Cuca que não muda a sua filosofia. A apatia e a falta de competitividade é a mesma do Fla no primeiro turno. Faço menção a Juca Kfouri e se acontecer não seria mau negócio: " Acendeu-se uma luz nas laranjeiras em Joanesburgo".
Times que estão de férias: Corinthians, Avaí, Santos, Barueri e Atlético - PR. Destes, temos que ressaltar o time catarinense que conseguiu uma sequência suficiente para a acomodação. A estrutura dá inveja em muitos clubes grandes!
Agora faltam 8 para todos atrás do líder ( com exceção do Santo André) e um campeonato que distoa do das últimas temporadas, está em aberto.
Por último, destaque para as sereias da vila e o baita futebol apresentado na copa Libertadores! Que sirva de exemplo!
Deixe seu comentário apontando quem cai, quem fica no G-4 e, se tiver coragem, aponte o campeão. Este sai só dia 6 de dezembro, pelo que tudo indica.