sexta-feira, 15 de novembro de 2013

E você? É?

O tricolor Nelson Rodrigues disse: "Cada brasileiro, vivo ou morto, já foi Flamengo por um instante, por um dia". Melhor é ser Flamengo todos os instantes, todos os dias. Lá, não se discute planejamento e estrutura, pelo menos nas arquibancadas. O que se discute é a postura do time em 90 minutos frente aos tantos mil e outros mais milhões reunidos no Brasil. 
Lá, não se discute a importância de um estádio próprio. Afinal, "O Maraca é nosso", cantam. E se não for, os estádios visitantes os são. Longe de debater tática, o que se cobra é a disposição em fazer da bola o principal instrumento de felicidade de uma Nação. 
Este substantivo é tão arraigado ao clube, que se decidiu comemorar o aniversário com a proclamação da República, que quer dizer: (1) A coisa pública. (2) A comunidade dos cidadãos. (3) Forma de governo em que o povo exerce a sua soberania por intermédio dos seus representantes e por tempo fixo.
Talvez nenhuma palavra tenha tanto significado similar ao do Clube de Regatas do Flamengo. Sem frescura, sem "mimimi", o separatista Flamengo, aos 118 anos, dá mostras de como é autossustentável e tem 30 mil ingressos vendidos contra Procon e outros órgãos impedidores de uma nação que caminha para carregar o clube em mais uma decisão. 
Na república Rubro-Negra, o Marechal é Zico, os presidentes se dividem e o carro-chefe é o povo e o voto, pró ou contra, existe. É o que, em outras palavras, quis dizer o revolucionário Nelson Rodrigues.
E você? É? Parabéns!