quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Do nada???

Penso não ser necessário, amigo leitor, preencher a folha que vejo ser tomada com julgamentos sobre a decisão da entidade que atrasa o futebol brasileiro. A pergunta que nos motiva a escrever é: por que tão de repente esta demissão de Mano Menezes, quando todos davam a seleção no caminho certo para a solidez?
Uma das respostas pode ter vindo alguns dias depois. Com mandato de busca e apreensão da Polícia Federal na casa de Marco Polo Del-Nero, nada mais natural (para quem destrói o futebol, diga-se) que ligar o extintor e encobrir um suposto esquema com uma demissão inesperada. Tal atitude só aumenta as suspeitas e faz nascer evidências de que o sucessor de Ricardo Teixeira é, pasmem, mais sujo e mais corrupto que ele.
A outra resposta, esta mais coerente se pensarmos na relação hierárquica existente na confederação, pode ter surgido antes mesmo da final em Bombonera. Juntando as peças do quebra-cabeça, temos que, tão repentina quanto à demissão foi a convocação de Cavalieri e Fred para o superclássico. Absolutamente merecido pelo campeonato que ambos fizeram, mas os que acompanham o futebol sabem que Mano quase sempre foi muito conviccto nas posições táticas, técnicas e opinativas, demonstrando ser um estudioso do futebol e firme nas posições que assume enquanto pessoa. Pelo menos, aos que não seguem de perto, esta é a impressão das entrevistas. Isto nos faz ficar com uma pulga enorme atrás da orelha, que pode ser confirmada pelas declarações do Fred e as sutis réplicas de Mano quanto aos questionamentos do jogador.
Estranhamente, da água para o vinho, Fred aparece entre os titulares da seleção. Diante das sequência dos fatos, não há como, ao menos, duvidarmos de que tenham sido impostas as convocações de ambos, embora o caso do Fred seja mais emblemático.
Mano devia ter as razões dele para não o convocar, mas esbarrou na desorganizada confederação, que, inclusive, deve ter mandado a lista de batedores de pênalti junto à carta de demissão. Ou será que ele não foi demitido?